Governo do MA discute inclusão produtiva das quebradeiras de coco

Por Folha do Bico


“Diálogos com as Quebradeiras de Coco Babaçu”, realizado na terça-feira (19), reuniu representantes dos movimentos sociais da classe no Maranhão, Secretarias de Estado, representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, além da direção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), organizadora do encontro.

Durante todo o dia, equipes de trabalho estiveram reunidas para definir estratégias e alinhar ideias que viabilizem a inclusão produtiva das mulheres quebradeiras de coco babaçu no Maranhão.

O Sistema de Agricultura Familiar do Estado esteve presente com representantes dos três órgãos que o compõe, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). 

O encontro, segundo a organização, foi resultado direto de um compromisso firmado entre a Conab e a Marcha das Margaridas (é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres). 

A roda teve como objetivo ouvir as trabalhadoras sobre os entraves que enfrentam no campo e fortalecer o papel da mulher extrativista. O Maranhão possui, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 300 mil mulheres quebradeiras de coco babaçu. A estratégia do Governo do Estado é articular políticas públicas para a inclusão produtiva dessas mulheres para o desenvolvimento do extrativismo.


Comentários