O Conceito de Sial

 
QUE É A ABORDAGEM SIAL?
 
Essa abordagem surgiu na segunda metade da década de 90. Como a maioria do público alvo eram franceses, esta abordagem foi originalmente definida em termos de Systèmes Agroalimentaires Localisés (Syal) e a partir da tradução para o espanhol, denominou-se SIAL.

No início, como um objeto de estudo os SIALs foram definidos como:
    "Organizações de produção e de serviços (unidades de produção agrícola, empresas agroalimentares, comerciais, de serviços, gastronômicas…) associadas por suas características e seu funcionamento em um território específico. O meio, os produtos, as pessoas, as suas instituições, o seu saber-fazer, seus hábitos alimentares, suas redes de relações se combinam em um território para produzir uma forma de organização agroalimentar em uma dada escala espacial” (CIRAD-SAR 1996).
Atualmente, a abordagem SIAL pode ser considerada como um conjunto de ferramentas mobilizáveis em atividades de pesquisa e intervenção, cuja finalidade é sustentar/apoiar processos de identificação, resgate e valorização de recursos locais e cujas contribuições podem ser capitalizados no desenho de políticas públicas.

Os principais elementos que a caracterizam e a diferenciam de outras ferramentas metodológicas, são:

a) Abordar de forma central a relação Produto-Território

Tal como postula a definição de um SIAL, esta abordagem situa como temática estruturante, estabelecer a natureza da relação entre os sistemas agroalimentares localizados e o território. De acordo, com Muchnik J., a determinação do território no funcionamento dos SIAL é dada a partir de três especificidades:
  • As interações com o meio ambiente e o com o mundo rural, tanto do ponto de vista material como social;
  • O status particular dos alimentos, já que são os únicos e que se ‘in-corporam’ (entram no corpo) durante o ato de consumo;
  • Dado seus vínculos particulares tanto com o mundo rural como com os consumidores, os SIAL podem desempenhar um papel catalisador no desenvolvimento territorial, com um impacto que pode ir muito além do setor agroalimentar (2006, p 18).
Uma particularidade da abordagem é que, ao analisar os atores que compõem cada SIAL, o consumidor é considerado como mais um ator no sistema. Este contribui com seus saberes e comportamentos, a sua transformação, preservando a sua tipicidade, ou por omissão, para a perda da tipicidade do SIAL e do produto (Champredonde M., J. Muchnik, 2010).

b) Integrar nas pesquisas múltiplas dimensões

Os aportes científicos de pesquisa e de pesquisa-ação que confluem neste enfoque se estruturam fundamentalmente em quatro dimensões:
  • Uma dimensão histórica, através da qual se poderia analisar o processo de formação das experiências de campo estudadas;
  • Uma dimensão institucional que enfatiza as relações entre atores sociais e suas estratégias individuais e coletivas;
  • Uma dimensão técnica, centrada na observação, descrição e análise dos saberes e das técnicas utilizadas;
  • Uma dimensão alimentícia, com foco nas relações (sociais, culturais, económicos ...) entre o produto e o consumidor (J. Muchnik, 2006, p 4)
c) Abordar de forma integrada diversas áreas de observação e intervenção:
  • A visão de consenso entre os autores pioneiros do enfoque SIAL os levou- a identificar quatro grandes áreas de temáticas dessa abordagem:
  • A coordenação dos atores que compõem um SIAL e entre estes e outros atores do meio;
  • A qualificação produtos;
  • As dinâmicas dos saberes e das competências dos atores e;
  • A gestão dos recursos a valorizar (J. Muchnik, C. de Sainte Marie, 2000).
Como foi expressado, a abordagem considera estas quatro grandes áreas temáticas que compõem os SIAL não só como área de observação, mas também como uma área de intervenção e como objeto de política pública.

Na Figura 1 se apresenta o conhecido Tetraedro em que se resume as 4 áreas temáticas que compõem o SIAL.


Figura 1. Áreas temáticas abordadas pelo enfoque SIAL
Fonte: Muchnik J.; de Sainte Marie Ch., 2000

A integração em uma mesma área temática de aspectos técnicos e relacionais requer necessariamente abordagens interdisciplinares que mobilizam ferramentas de ciências da sociologia, antropologia, história, economia, ciências políticas, geografia regional, ciências técnicas, ciências biológicas, etc.

A característica que o enfoque SIAL compartilha com outras abordagens é que se trata de um enfoque compreensivo. Ou seja, não se trata de receitas ou paradigmas preestabelecidos (encurtamento de cadeias, integração horizontal e/ou vertical, orientação para mercados de alto valor agregado) mas sim de observar a "realidade" e explicá-la. A situação atual não é considerada um desvio frente à situações ideais. Portanto, os caminhos possíveis de evolução são imaginados por pesquisadores e/ou construídos com os atores locais, em função da "realidade" reconhecida no diagnóstico. Assim, a evolução de cada SIAL e de cada produto (ou cesta de produtos) se constitui na resultante de uma relação dialética entre o SIAL e seu território.