Oficina sobre os Queijos Artesanais no Brasil


OFICINA SOBRE QUEIJOS ARTESANAIS DISCUTE CAMINHOS PARA A REGULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DA COMERCIALIZAÇÃO DESSES PRODUTOS NO BRASIL

Com cerca de 140 participantes, a Oficina sobre Queijos Artesanais, realizada em Joinville, SC, em 10 de agosto, no âmbito do V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, teve 14 palestras de vinte minutos cada, envolvendo temas como a pesquisa no Brasil e em outros países, o arcabouço normativo e as iniciativas e políticas públicas existentes no âmbito de estados e regiões.

A Rede Brasileira de Sistemas Agroalimentares Localizados – Sial Brasil, organizadora da Oficina em parceria com várias instituições, teve a preocupação de convidar os diversos atores da cadeia produtiva: produtores, comerciantes, instituições relacionadas à produção e a legalização, de diversas regiões do País, preocupados com a inserção dos produtos artesanais no mercado formal. Dentre os participantes estavam os representantes de iniciativas anteriores, como o GT de Queijos do Mapa, O GT da IN16 (MDA) o Slow Food, bem como representantes da DIPOA/MAPA e ANVISA. A Oficina contou também com a presença de pesquisadores da França e Argentina que enriqueceram o debate sobre as realidades da legislação mundial e das semelhanças e diferenças de cada país.

Durante o almoço, onde foram servidos pratos típicos brasileiros, foram realizadas duas outras mini palestras sobre o queijo e a gastronomia. Na ocasião a Chef Teresa Corção falou da iniciativa do Instituto Maniva e dos Ecochefes, de valorização dos alimentos produzidos localmente e o Chef João Batista, responsável pela preparação do almoço, discorreu sobre sua experiência e vivência em utilização dos ingredientes típicos da agricultura familiar.

Na última parte da Oficina, os participantes foram convidados para integrar grupos de debate envolvendo os seguintes temas: dois grupos com “a visão dos produtores de queijos artesanais”, dois grupos com o tema “legislação e normatização”; um grupo com o tema da “pesquisa em queijos artesanais” e um grupo sobre “políticas públicas para a produção e comercialização dos queijos artesanais”.

Os resultados dos grupos foram apresentados na plenária, informando quais os principais problemas e as sugestões propostas para equaciona-los. Decidiu-se que essas propostas serão sistematizadas em um documento que será enviado às instituições ligadas ao tema e divulgadas na internet e nas diversas redes e movimentos sociais. Nesse sentido, a plenária concordou que a Rede Sial Brasil continuasse conduzindo o processo de discussão e encaminhamentos, com o apoio das instituições presentes. Além disso, foi constituído um grupo permanente de discussão envolvendo os temas tratados na Oficina, no sentido de manter o debate e encaminhar sugestões de políticas públicas visando a apoiar a produção e a comercialização dos queijos artesanais no Brasil.

________________________

QUEIJOS ARTESANAIS


Os queijos artesanais são produtos que se enquadram numa concepção de qualidade do sistema agroalimentar caracterizada pela produção de bens tradicionais, com vínculos culturais e ambientais, contrapondo-se à padronização industrial. No Brasil, os queijos artesanais contribuem para a geração de renda e ocupação de milhares de famílias rurais. No contexto de um mercado diferenciado, os queijos artesanais sinalizam um potencial importante de crescimento. Contudo, esses produtos são alvo de grandes conflitos e gargalos institucionais e regulatórios vinculados à uma visão de qualidade baseada apenas em padrões sanitários, o que tem obstaculizado a sua produção e comercialização nos mercados interno e externo, desestimulando produtores das diversas regiões do país e frustrando consumidores que gostariam de consumi-los.

Convencidos da importância desse produto em termos econômicos, sociais e culturais, nós da Rede Brasileira de Sistemas Agroalimentares (Sial-Brasil), queremos participar desse debate, contribuindo para dirimir esses conflitos e atuando, juntamente com os demais atores e instituições já envolvidos, para a promoção da produção e do mercado de queijos artesanais no País.

A Rede Sial Brasil é uma iniciativa de um grupo de pessoas e instituições interessadas em discutir, refletir e estimular o enfoque dos sistemas agroalimentares com base territorial ou localizada, sob uma perspectiva de desenvolvimento rural sustentável, a partir do contexto da agricultura brasileira. Um dos nossos propósitos é organizar eventos dentro e fora do Brasil em ações conjuntas com atores e instituições identificadas com esse mesmo enfoque.

Nesse sentido, e considerando a importância dos queijos artesanais no âmbito da produção familiar, estamos propondo a realização de uma Oficina Sobre os Queijos Artesanais no Brasil, com o objetivo de conhecer, debater, propor e apoiar ações com vistas à regularização da produção e comercialização de queijos artesanais no Brasil. Esta oficina está prevista para o dia 10 de agosto deste ano, em Joinville, no contexto do V Workshop Catarinense de Indicações Geográficas.

Construirmos uma proposta em conjunto com as diversas entidades envolvidas com a temática dos queijos artesanais,  conforme programa a seguir.

Baixe a proposta na íntegra aqui.



(sujeito à alterações)

Comentários

  1. Parabéns pela organização. Excelente programação!

    ResponderExcluir
  2. Excelente a Programação da Oficina Sobre Queijos Artesanais de Joinville-SC.
    Sou um tremendo defensor dos queijos artesanais no Brasil, em especial do Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil.
    Tomei conhecimento desta Oficina através da amiga Célia Ferreira da UFV, dia 06/07/2016.
    Lamento apenas não ter sido convidado para participar dessa Oficina, pois estou lançando um Livro sobre "Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil".


    ResponderExcluir
  3. AONDE FAÇO A INSCRIÇÃO PARA A OFICINA DE QUEIJOS ARTESANAIS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para participar da Oficina de Queijos Artesanais você deverá se inscrever no

      V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica
      (http://www.redeindicacaogeografica.com/)

      e, ao fazer a inscrição, no final do formulário, encontrará a seguinte opção:

      Deseja participar da "Oficina sobre Queijos Artesanais no Brasil" (Rede SIAL - 10/8)?
      ( ) sim ( ) não

      Excluir
  4. Boa tarde!!
    Quando será o próximo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fellipe, o nosso próximo evento será a oficina sobre produtos artesanais, no próximo ano. Fique de olho em nosso blog e se quiser, se inscreva para receber todas as novidades.

      Att,

      Excluir

Postar um comentário